segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Cantinho legal virtual e físico estão de volta!
Aqui, no virtual, sempre uma informação sobre o mundo jurídico.
No terceiro andar, quadro de vidro, temos hoje uma interessante matéria sobre ócio criativo! Não deixe de ler!
É nulo julgamento de apelação que apenas ratifica sentença sem transcrever os fundamentos
Fonte: STJ
HC 220562
Ao proferir uma decisão, o magistrado não pode simplesmente fazer remissão aos fundamentos de outra, sem a devida transcrição. Com base nesse entendimento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou julgamento de apelação cujo acórdão afirmou apenas que ratificava os fundamentos da sentença e adotava o parecer do Ministério Público.
O inciso IX do artigo 93 da Constituição Federal determina que toda decisão judicial deve ser fundamentada. A jurisprudência do STJ admite que o magistrado adote motivação de outra decisão ou parecer, desde que haja a sua transcrição no acórdão. É a chamada motivação ad relationem.
No caso julgado, não houve a transcrição de trechos que pudessem indicar a motivação que estava sendo acolhida para negar provimento à apelação. Segundo os ministros da Sexta Turma, essa simples referência não permite apreciar quais foram as razões ou fundamentos da sentença condenatória ou do parecer ministerial e se as alegações formuladas pela defesa na apelação foram satisfatoriamente rechaçadas.
A Turma deixou claro que a necessidade da transcrição dos fundamentos das decisões se justifica na medida em que só podem ser controladas ou impugnadas se as razões que as embasaram forem devidamente apresentadas. Por isso, são nulas as decisões judiciais desprovidas de fundamentação.
Com essas considerações, a Turma concedeu a ordem de habeas corpus em favor de condenado pela prática de roubo com arma de fogo e restrição de liberdade da vítima. Reconhecendo a nulidade do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por falta de motivação, os ministros determinaram a realização de novo julgamento da apelação.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Atenção estagiários
A partir de hoje, audiências do PROCON servirão para a prática de processo civil!
Fique ligado. As audiências ocorrem às terça e quartas.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Prazo para rematrícula!
Atenção a todos os alunos: Não perca o prazo!
Último dia para rematrícula 1º semestre de 2013:
Até 20 de fevereiro
De acordo com o Regimento e Legislação vigentes o aluno irregular não faz jus ao registro de presença. Após essa data o aluno irregular será considerado desistente.
Equipe FUPAC/UNIPAC Ubá
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Informações sobre Colação de Grau
Todas as informações pertinentes a organização da Colação de Grau estão disponíveis no site www.ubafupac.com.br na aba Colação de Grau.
Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail formatura@ubafupac.com.br
domingo, 3 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Atenção! Edital para estagiário da PMU
Pessoal, a Prefeitura Municipal de Ubá abriu processo para seleção de estagiários! Fique ligado!
http://www.uba.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=8293
http://www.uba.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=8293
domingo, 13 de janeiro de 2013
Vaga de emprego!
Anúncio: Supervisor Administrativo.
Empresa: Redeorto Franquia e Consultoria Ltda.
Para trabalhar na empresa: Redeorto de Ubá Minas Gerais
Cargo Oferecido: Supervisor (a) Administrativo (a)
Nível de Atuação: Administrativa
Local de Trabalho: Ubá - Minas Gerais – Centro
Quantidade de Vagas: 1
Remuneração: A combinar
Ramo de Atividade: Administradoras: Plano Odontológico
Modalidade de Contratação: Efetivo
Horário de Trabalho: Período Integral
Principais Atividades: Atuará na área de Marketing, Recursos Humanos, Financeiro e Comercial
Benefícios: Vale Transporte
Escolaridade Mínima: Superior Incompleto (em Andamento)
INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA O SEGUINTE ENDEREÇO ELETRÔNICO: coordenacao.uba@gmail.com OU uba@franquiaredeorto.com.br. Ou entregá-lo no seguinte endereço: Rua São José, nº355, centro, Ubá - MG, (Em frente do Banco do Brasil).
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Atenção!!! Suplementar!
Prazo para Requerimento para realização da Avaliação Suplementar (Segunda Verificação)
O prazo final pra requerimento para realização da Avaliação Suplementar será o dia 14 de dezembro, na Tesouraria da Faculdade, até às 20 horas.
As catracas estarão fechadas, por isto solicitamos a todos os discentes que tragam suas carteiras de acesso à IES.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Salas das substitutivas
302
|
2º e 4º de Direito
|
Patrícia e Maria Inês
|
303
|
8º e 10º Direito
|
Galvão, Wagner Inácio e Helaine
|
305
|
6º Direito
|
Marlos, Hugo e Edna Valéria
|
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Professoras do Curso de Direito desenvolvem, juntamente com discentes do curso, importante projeto no CAIC
A FUPAC
– Faculdade Presidente Antônio Carlos - de Ubá realizou, sob a coordenação das
Professoras do curso de Direito Débora Menjivar e Helaine Bressan e
participação das alunas Thaís Iasbik e Graciene Guiducci, do quarto e sexto
períodos do referido curso, durante este ano de 2012, o projeto de extensão
denominado ”EXERCÍCIO DA CIDADANIA: a importância do aprendizado de
disciplinas de direito nas escolas de ensino fundamental como forma da
efetividade do exercício da legitimidade do poder do povo”.
Tal
projeto foi realizado com os alunos das duas turmas do quinto ano do ensino
fundamental da escola municipal CAIC, de quinze em quinze dias, de fevereiro a
novembro de 2012.
Inicialmente,
as professoras elaboraram um cronograma com o intuito de lecionar noções de
cada ramo do Direito aos alunos, buscando conscientizar os alunos dos direitos
e deveres decorrentes da cidadania e da vida em sociedade.
Todavia,
já num primeiro encontro o grupo de alunas e professoras percebeu que a
formatação das aulas não estava adequada à realidade das crianças. O grupo
deparou com turmas heterogêneas: havia crianças interessadas, outras nem um
pouco; havia crianças carentes de atenção, que reagiam até agressivamente as
idéias que estavam ali sendo postas; havia também uma diferença entre as turmas
de quinto ano (uma parecia ter muito mais dificuldade de aprendizado e
apreensão que a outra).
Assim, o
grupo escolheu, a princípio, a estratégia de fazer as atividades unindo as duas
turmas, buscando uma integração entre os colegas, porém, os alunos ficavam
muito agitados, tornando difícil o controle da disciplina e o alcance do
objetivo do projeto que, desta forma, estava longe de ser alcançado.
Diante
dessa conclusão, o grupo resolveu aplicar as atividades simultaneamente nas
duas salas, porém separadas, o que tornou o projeto mais eficaz, tendo em vista
que assim o grupo conseguiu despertar interesse na turma, desenvolver laços de
afetividade, o que foi muito importante no projeto.
Foram
trabalhados com as crianças do CAIC vários temas partindo da temática
GENTILEZA. O grupo apresentou a idéia de que a prática de cidadania nada mais é
que uma prática de gentileza para com o próximo, o Brasil, o Meio Ambiente, as
crianças entre outras coisas.
Falou-se
sobre Direito à Igualdade, Bulling, Constituição Brasileira, Direito Ambiental,
Direito Eleitoral, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Temas tão
densos foram “digeridos” pelas crianças não através de aulas expositivas, mas
exigindo a participação delas em atividades lúdicas, jogos, foram feitas
apresentações de teatro, música, vídeos e brincadeiras.
As
professoras e alunas tiveram um trabalho muito grande para despertar a atenção
dos alunos e alcançar a apreensão dos mesmos, porém tudo correu muito melhor do que o esperado.
A título
de exemplo, os alunos elaboraram, inspirados em poesias lidas em sala de aula,
as seguinte poesias...
PROCURO
URGENTE!!!
Moro em
Ubá e procuro com urgência!
Alguém
que se preocupe com os direitos de uma criança!
Criança
de Ubá,
precisa
de lazer
Precisa
de amigos para desenvolver
Criança
de Ubá
Precisa
de educação
Com o
carinho dos pais
E
escolas que tragam satisfação
Criança
de Ubá
Criança
que faz
Queremos
de você
Saúde,
harmonia e paz!
TROCO!!!
Troco
meus machucados por mais brincadeiras
Troco a
vida de violência por uma infância de paz
Troco a
minha bala de canhão
Por que
ela, eu não quero mais
Prefiro
uma bala de alegria!
E troco
meu fusca, por um camaro amarelo
Troco
armas, pela flor mais bela
E a sujeira
dos rios, por uma aquarela.
Troco a
madeira da árvore,
Por uma
árvore inteira
Troco a
tristeza da vida
Pela
alegria verdadeira.
Enfim, o
projeto agora está acabando, será ministrada a aula de encerramento no dia 22
de novembro, mas com idéias para a continuidade desse exercício de cidadania.
Assinar:
Postagens (Atom)
















